IMPERATRIZ: Lista de materiais escolares revela disparidades de preços entre lojas

A Prefeitura de Imperatriz, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), divulgou a pesquisa de preços de materiais escolares 2025. A ação tem o intuito de incentivar pais e responsáveis a pesquisarem em mais de um estabelecimento comercial antes de realizarem a compra dos materiais escolares dos alunos.

A pesquisa, realizada entre os dias 9 e 14 de janeiro de 2025, em quatro estabelecimentos revendedores de materiais escolares, identificou uma variação de até 213% durante a pesquisa na lista de material escolar. Ao todo, foram pesquisados 252 itens, tais como lápis, borrachas, cadernos e canetas.

O item que mais apresentou variação foi uma caneta que podia ser encontrada em um estabelecimento por R$ 5,00 ao passo que em outro já era vendido pelo preço de R$ 1,60, uma variação de 213%.

A coordenadora do Procon Municipal de Imperatriz, Socorro Lima, acrescenta que, “a pesquisa é uma ferramenta útil para os pais a fim de que os mesmos possam se programar na hora de fazer a compra do material escolar. E se os pais constatarem alguma abusividade, seja do estabelecimento revendedor ou de alguma escola, podem procurar o Procon Municipal”.

A lista completa, contendo todos os 252 itens da pesquisa, com seus preços, estabelecimentos e marcas, pode ser conferida no link Preços Material Escolar 2025. Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode procurar o Procon Municipal, que está localizado no Imperial Shopping, na BR-010, Jardim São Luís, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Fonte:Folhadobico