ARAGUAÍNA: Primeira morte por Covid-19 é registra em 2025

Uma idosa de 70 anos é a primeira vítima fatal da Covid-19 em Araguaína em 2025. A paciente, que estava com o esquema vacinal incompleto e apresentava comorbidades, ficou internada por 10 dias. A última morte pela doença no município havia sido registrada em março de 2024.

“A infecção por Covid-19 costuma ter um impacto maior em pessoas de idade mais avançada. As comorbidades aumentam a vulnerabilidade do paciente”, explica a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.

O município já contabilizou 83 casos positivos desde o início do ano, com aumento nas últimas semanas. A Secretaria de Saúde reforça os protocolos preventivos: manutenção do esquema vacinal, isolamento em caso de contágio, uso de máscara, higienização das mãos e ambientes ventilados.

Para atendimento, pessoas com sintomas leves devem procurar uma das 22 UBSs. Casos graves devem ser direcionados à UPA (adultos) ou ao PAI (crianças).

A vacinação está disponível em todas as UBSs para grupos prioritários, incluindo crianças a partir de seis meses, idosos, gestantes, imunocomprometidos e população geral acima de cinco anos não vacinada previamente. A OMS reforça que as vacinas são eficazes para evitar o agravamento da doença, hospitalização e óbitos.

Fonte:Folhadobico