Ex seguidor do multimilionário Edir Macêdo, o hoje ricaço apóstolo Valdemiro Santiago, dono único da Igreja Mundial do Poder de Deus, receberá o título de “Cidadão do Maranhão”, terra onde milhares de fiéis enriquecem seu patrimônio apostando na cura, nos milagres e comprando um lugar no paraíso. O autor da proposta é o Cabo Campos, que entrou para a igreja e virou deputado estadual.
Geralmente recebe esse tipo de honraria que tem serviços prestados ao Maranhão, mas aqui já teve até dono de bingo (à rua das Cajazeiras) que recebeu um título para quitar uma dívida que um deputado, hoje falecido, tinha com a casa por menos de R$ 80 mil. Seria este o valor do título?
O apóstolo milionário teve a indicação aprovada ontem, uma semana depois que sua igreja foi condenada a devolver o dinheiro que um aposentado, portador de câncer, fez doações em sete meses para se livrar da doença que ainda insiste alojada ao seu corpo. A cura não veio.
O lesado pelo golpe da fé, prática comum das igrejas que prometem as curas no topa tudo por dinheiro, ajuizou uma ação anulatória de doação no TJ do Rio Grande do Sul, mas a Mundial se defende e diz que foi de livre e espontânea vontade. A Justiça condenou a igreja a devolver a grana.