Economia sinaliza melhorias e gera expectativas de aumento das vendas entre os lojistas.
O comércio já está se preparando para as vendas de fim de ano. Um dos primeiros passos
nesse sentido será a contratação de empregados temporários, as pessoas que trabalharão nas
lojas da cidade durante o período de Natal e Ano Novo. É o que informa o presidente da
Associação dos Lojistas do Calçadão, Manoel Marcone Marques, que está certo de que as
vendas deste final de ano na cidade superarão as registradas durante o mesmo período do ano
passado.
O dirigente empresarial comenta que este ano está sendo um ano de inovações, de criação e,
principalmente, de renovação em Imperatriz. “As empresas estão se renovando, se adequando,
ou seja, se comportando de acordo com as exigências do mercado”, declara. Marcone
Marques acrescenta que 2017 será bem melhor do que 2016, tendo em vista que a economia
brasileira já demonstra sinais de aquecimento. “Mas nossa economia já sinaliza positivamente
e a população começou a sair de casa para vir ao comércio fazer compras”, entusiasma-se.
O empresário afirma que o comércio local vai contratar funcionários temporários. O quadro de
pessoal das lojas deverá ser ampliado entre 20% e 30%, o que representa considerável
aumento do quadro de colaboradores das lojas. “Agora que a economia dá sinais positivos de
crescimento, a primeira atitude de qualquer empresário é fazer novas contratações, visando
reforçar sua equipe para que possa atender bem a clientela de final de ano”, aposta.
Para a sua loja, a Tok Bolsas, localizada nas proximidades do Calçadão (Centro), Marcone
Marques informa que abriu quatorze vagas, mas, dependendo da movimentação do comércio,
a tendência é a de aumento, com a possibilidade da contratação de mais funcionários
temporários. “Assim, estaremos em melhores condições de bem atender nossa clientela”,
comenta.
Inadimplência – Quanto à inadimplência, Marcone Marques informa que varia de empresa a
empresa. Ele conta que diversas empresas estão convidando os clientes com débito em atraso
para negociação. O objetivo é fazer com que o consumidor limpe seu nome limpo na praça e
possa fazer novas compras no período de Natal e Ano Novo. “Acredito que a iniciativa
contribuirá com o aquecimento do comércio nos próximos meses”, prevê.
Embora em pequena proporção, em nível
nacional os temporários também surgirão
Levantamento feito nas capitais e no interior pelo Serviço de Proteção ao Crédito – SPC
Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL mostra que somente três
em cada dez (27,9%) comerciantes pretendem fazer investimentos com vistas ao Natal em
seus estabelecimentos – no ano passado o percentual era de 32,8%. Os que não farão
investimentos somam 65,4% dos varejistas consultados.
A intenção de realizar novas contratações, incluindo mão de obra temporária, também é
pequena: apenas 13,9% disseram que irão aumentar o quadro de funcionários no período. A
maioria (84,8%) não contratou nem pretende contratar mão de obra extra. Na média, os
comerciantes entrevistados projetam uma queda de 1,8% no volume de vendas para o final
deste ano na comparação com o mesmo período de 2015.
Fotos/Legendas
Crédito: Raimundo Primeiro
Manoel Marcone Marques: “Estamos otimistas, pois Imperatriz sempre reage diferente
das demais regiões brasileiras. Esperamos aumento nas vendas”
Lojas do centro comercial prontas para as vendas de fim de ano.