Olha o absurdo! Prefeitura faz “gato” em hidrômetro

Após ter o abastecimento de água interrompido por uma dívida de R$ 200 mil, a Prefeitura de Novo Acordo violou o hidrômetro e começo captar água de forma irregular. A denúncia foi feita pelo novo prefeito da cidade, Elson Lino Aguiar (PMDB), e é tema da segunda reportagem da série ‘Prefeituras, e agora?’. “Tinha e tem água ainda, mas esse gato foi prática da outra administração”, disse o prefeito.

Novo Acordo fica a 112 quilômetros de Palmas e tem cerca de 3,7 mil habitantes. Quando assumiu a prefeitura, Lino também diz que encontrou as poltronas acabadas, objetos largados no corredor, além da dificuldade para achar os documentos.

Os problemas, porém, não param por aí: as ruas estão cheias de lixo e de buracos. “Eu acho que ele vai ter uma dificuldadezinha [sic], porque eu estou vendo a cidade toda bagunçada”, afirmou o lavrador Raimundo Glória.

Além de tudo isso, quatro dos sete ônibus escolares estão parados. Em um dos veículos, as janelas, o piso e os bancos estão em perfeitas condições, mas estão tomados pela sujeira e teias de aranha.

O carro foi encostado por causa de um problema mecânico, mas o conserto não chegou e as peças começaram a sumir. Agora, os veículos que deveriam atender os alunos estão se deteriorando na garagem, a céu aberto.

Elson Aguiar diz que contratou um caminhão para coleta de lixo e mandou para o conserto quatro ônibus escolares.

Salários

O prefeito também diz que não sabe como vai pagar os salários de dezembro e metade do 13º dos servidores, que a gestão passada teria deixado para trás. “O dinheiro que eu encontrei no caixa foi R$ 21 mil. Na verdade, eu acho que não dá para pagar nada”, afirma.

A falta de pagamento também atrapalha a vida de Valdomiro Gama, que não é servidor, mas vive de pequenos bicos na cidade como cuidar de calçadas e quintais. “Não me falta um servicinho [sic] de jogar um veneno, capinar um lote, mas com essa falta (dinheiro) a gente perde, porque sem dinheiro ninguém contrata.”

Outro lado

A Agência Tocantinense de Saneamento, responsável pelo abastecimento da cidade, confirma que os lacres dos hidrômetros da Prefeitura de Novo Acordo foram rompidos na gestão passada para receber água de forma irregular.

O ex-prefeito José Coelho Neto (PSD) nega a fraude. Ele também diz que entregou os ônibus escolares em condições normais, pagou parte dos salários e deixou dinheiro para o restante.