Em Gurupi, sul do Tocantins, moradores do setor Jardim dos Buritis têm de enfrentar um longo caminho para conseguir atendimento médico. O detalhe é que no setor tem posto de saúde, está novo, mas ainda não foi entregue à população.
A obra que começou em outubro de 2015, deveria ter sido entregue em março do ano passado. Foram mais de R$ 560 mil gastos num posto de saúde, que hoje está vazio.
A Unidade de saúde Clara da Mota e Silva está com a estrutura nova, tem espaço amplo. São 13 salas e cinco banheiros. Mas no local tem apenas um vigia.
A família do operador de máquinas Joel dos Santos precisa de atendimento com frequência, mas sempre precisa percorrer quilômetros para encontrar uma unidade de saúde. “Minha mãe sofreu AVC, está acamada tem muito tempo, não caminha, para locomover tem que levar e buscar. Meu pai tem diabetes, pressão alta e tem que pagar carro, porque ele não pode andar de bibicleta. Às vezes tenho que andar 200 km para levá-los onde eles precisam”, lamentou.
A Secretaria da Saúde de Gurupi informou que está aguardando a chegada dos móveis da Unidade Básica de Saúde, que já foram licitados. Não há uma data para que isso aconteça.