Programa destinado ao desenvolvimento do varejo nacional chega ao Maranhão

Convênio firmado entre a CNDL e Sebrae permitirá melhorias no ambiente de negócios por meio de políticas públicas

FOTO: UMC/SEBRAE

LEGENDA: O presidente do Conselho Deliberativo Sebrae, Edilson Baldez das Neves, esteve presente na abertura do Seminário Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo, no Hotel Luzeiros

São Luís – O Maranhão recebeu pela primeira vez o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), uma parceria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), duas das maiores instituições especializadas em pequenos negócios e varejo no Brasil. O evento, realizado com a Federação de Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL-MA), aconteceu nesta segunda-feira (12) no Hotel Luzeiros, e reuniu empresários e lojistas de 22 cidades como São Luís, Caxias e Açailândia.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez das Neves, e o diretor superintendente da instituição, João Martins, participaram do Seminário do Programa de Desenvolvimento do Varejo 2016-2018, que tem por objetivo formular porpostas de políticas públicas para estimular o desenvolvimento do setor e a formação de lideranças empresariais locais.

O Maranhão é o 11º estado a receber ações da iniciativa. Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e da Federação das Indústrias do Maranhão, Edislon Baldez das Neves, ações voltadas para o Varejo tem impacto em toda cadeia produtiva. “O varejo aproxima a economia do cidadão comum porque é este setor que faz osprodutos finais dos demais setores chegarem ao consumidor. Assim, apoiar o Varejo é apoiar os demais setores indiretamente”, disse Baldez na abertura do evento.

Para João Martins, a iniciativa de discutir políticas públicas já faz parte do dia a dia da insitutição. “Entendemos que as políticas públicas criam ambiência que ajuda os pequenos negócios a se desenvolverem. Já temos uma unidade específica para apoiar os municípios e estados a formular políticas públicas e iniciativas neste sentido naturalmente tem o nosso apoio”, afirmou.

 

EVENTO

Lançado em outubro do ano passado, o convênio foi desenvolvido com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e acelerar o desenvolvimento de vantagens competitivas no setor varejista, por meio da identificação, proposição e disseminação de Políticas Públicas e do fortalecimento das lideranças do setor.

“Nosso segmento possui valiosa participação na formação do PIB brasileiro e contribui de forma expressiva na geração de emprego e renda no país. É nítida a importância de se promover projetos e programas com foco no fortalecimento do segmento, que é formado em sua imensa maioria por micro e pequenas empresas”, destaca o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

O projeto prevê a realização de quatro tipos de eventos para: elaboração de propostas de Políticas Públicas para o desenvolvimento do varejo; disseminação de propostas para o desenvolvimento do varejo e articulação junto aos atores políticos locais; propagação de ferramentas tecnológicas inovadoras e articulação do tema junto ao poder público local e qualificação de lideranças empresariais e dirigentes do Sistema CNDL para melhoria do ambiente de negócios do varejo e estruturação das demandas do setor na agenda governamental.

Em São Luís, o evento aconteceu no Hotel Luzeiros para elaboração de propostas de políticas públicas para o varejo e para a qualificação de dirigentes do Sistema CNDL para gestão eficiente de suas entidades, com destaque para as estratégias de estruturação das demandas do varejo na agenda governamental.

 

PROGRAMA

Todos os eventos vão contar com a participação de lideranças empresariais, dirigentes do Sistema CNDL e representantes do poder público. “O PNDV permite de forma organizada e qualificada a simplificação e acesso à políticas de desenvolvimento, além de gradativamente encorajar e preparar lideranças para propor novas medidas ao poder público, sejam elas de competência municipal, estadual e federal”, acrescenta o gerente de políticas públicas do Sebrae, Bruno Quick.

 

Ao final do projeto terão sido investidos R$ 3,5 milhões, valor destinado, principalmente, à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o setor. A CNDL é responsável por 30% do valor do convênio e os outros 70% ficam a cargo do Sebrae. A aplicação dos recursos é de responsabilidade da Confederação, de acordo com as necessidades de cada estado que será beneficiado com a parceria das duas instituições.