São Luís – O Sebrae no Maranhão foi uma das instituições empresarias que participaram do café da manhã do Fórum de Planejamento Estratégico, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), no Hotel Veleiros nesta quarta-feira (14) para ouvir entidades empresariais e o mercado.
O Sebrae foi representado pelo Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Edilson Baldez das Neves, os diretores Superintendente, João Martins, e Técnico, José Morais, além de técnicos da instituição. “Precisamos cuidar da educação para construir um futuro promissor. Por isso, é importante estarmos em um evento como este que aproxima a academia do mercado”, disse Baldez
Na ocasião, Martins apresentou como proposta aplicar o Programa Nacional de Educação Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae, nos cursos universitários e técnicos da instituição de ensino, além de reforçar a proposta feita pelo Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (Faema) e conselheiro do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho, de diagnosticar as vocações econômicas das regiões onde estão localizados os 29 campi do IFMA.
“A educação empreendedora é uma iniciativa decisiva para criar condições de dar acesso ao emprego e renda pelo trabalho. Por isso, estamos oferecendo o Pronatec Empreendedor e a metodologia que desenvolvemos para implantar uma disciplina unificada de empreendedorismo nos cursos profissionalizantes e de ensino superior do IFMA. Além disso, entender os negócios que já tem sucesso nas áreas de influencias dos campi do IFMA tornará a atuação da instituição de ensino mais efetiva e geradora de resultados”, comentou Martins.
Sobre o Programa Nacional Educação Empreendedora, que é executado pelo Sebrae, ficou decidido em comum acordo que será apresentado na próxima reunião do Colégio de Dirigentes do IFMA, que acontecerá em São Luís, no próximo dia 19 de junho.
O reitor do IFMA, Roberto Brandão, afirmou que todas as sugestões coletadas serão de grande valia para o planejamento da instituição de ensino. “Sebrae e IFMA já são parceiros em várias ações, mas estamos discutindo uma aproximação ainda maior por vermos sinergia na atuação das duas instituições e queremos aprofundar as parcerias que hoje resultam em ações pontuais”, disse o reitor do IFMA.
Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís, Fábio Ribeiro; o presidente do Sindicato da Construção Civil do estado do Maranhão (Sinduscon), Fábio Nahuz; a presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário e Confecções do Maranhão (Sindvest), Ana Ruth Almeida; o conselheiro do Sebrae, Celso Gonçalo, o superintendente da Fiema, Albertino Leal; o diretor do Senai e superintendente do IEL, Marco Moura da Silva, e o superintendente da Fecomércio, Max de Medeiros.
FOTO UMC/Sebrae
LEGENDA: O Diretor Superintendente do Sebrae, João Martins, apresentou propostas da insituição para o planejamneto estratégico do IFMA. Na foto, Martins (dir) com o reitor do IFMA, Roberto Brandão (esq) e o diretor executivo do instituição alemã Steinbeis Sibe do Brasil, Peter Dostler (centro)