A divulgação foi antecipada para subsidiar ações de enfrentamento da Covid-19.
O IBGE divulgou, na última sexta-feira (24), dados da Base de Informações Geográficas e Estatísticas sobre Indígenas e Quilombolas – 2019. Trata-se de dados de localidades da Base Territorial Censitária do IBGE, que está em consolidação para o Censo Demográfico 2021. Além disso, foram disponibilizados também dados provenientes do Censo Demográfico 2010 sobre a população indígena e sobre a população residente em Terras Indígenas.
A divulgação dessas informações foi antecipada para subsidiar o desenvolvimento de políticas, planos e logísticas para enfrentar a Covid-19 junto aos povos tradicionais.
Localidades quilombolas no Maranhão
O IBGE estima que, em 2019, no Maranhão, existiam 866 localidades quilombolas, a terceira maior estimativa dentre todos os estados do país, ficando atrás apenas da Bahia (com 1046 localidades) e de Minas Gerais (com 1041 estimadas).
Essas 866 localidades estão classificadas estatisticamente na Base de Informações Geográficas e Estatísticas da seguinte forma: 60 são territórios quilombolas oficialmente delimitados e definidos em setores censitários, 501 são agrupamentos quilombolas definidos em setores censitários e 305 são outras localidades quilombolas.
O IBGE considera localidade todo lugar do território nacional onde exista um aglomerado permanente de habitantes. Já os agrupamentos são o conjunto de 15 ou mais indivíduos em uma ou mais moradias contíguas (até 50 metros de distância) e que estabelecem vínculos familiares ou comunitários.
Calcula-se que 108 dos 217 municípios maranhenses possuíam localidades quilombolas. No ranking dos dez municípios brasileiros com mais localidades quilombolas em 2019, quatro eram cidades do Maranhão: Alcântara, com 74 localidades (2ª posição no ranking); Itapecuru Mirim, com 45 localidades (3ª posição); Santa Helena, com 37 localidades (6ª posição); e, Codó, com 30 localidades (9ª posição).
Localidades indígenas no Maranhão
A estimativa do IBGE é que em 2019, no Maranhão, existiam 351 localidades indígenas, a maior quantidade dentre os estados da região Nordeste.
Essas 351 localidades estão classificadas estatisticamente na Base de Informações Geográficas e Estatísticas da seguinte forma: 20 são Terras Indígenas oficialmente delimitadas e definidas em setores censitários, 318 são agrupamentos indígenas definidos em setores censitários e 13 são outras localidades indígenas.
Em relação à população indígena, os dados são de 2010. Naquele ano, havia 38.831 indígenas no Maranhão. Desses, 29.621 residiam em Terras Indígenas e 9.210 residiam fora de Terras Indígenas.
Calcula-se que, em 2019, 30 municípios maranhenses possuíam localidades indígenas.
IBGE divulga dados sobre indígenas e quilombolas
