Sebrae apoia visita de comitiva de empresários de Balsas ao Porto do Itaqui e Tegram

Ao todo, 75  produtores rurais, técnicos e empresários do comércio varejista da região Sul do estado participaram da ação, que ainda incluiu uma visita ao Black Swan.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho, o diretor superintendente, Albertino Leal de Barros Filho, o diretor técnico, Mauro Borralho, e seis analistas e assistentes técnicos da instituição, integraram parte da comitiva de 75 empresários, produtores rurais, técnicos e empresários do varejo de Balsas que estão visitando o Porto do Itaqui e o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) nesta sexta-feira (16). O grupo foi recebido pelo vice-governador Carlos Brandão, o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, e o Gerente Geral do Tegram, Randal Luciano, que apresentaram os resultados e potencialidade do terminal portuário.Em destaque, o embarque recorde de 6,6 milhões de toneladas de grãos movimentadas pelo Tegram este ano até setembro, o que representa crescimento de 21% em relação ao mesmo período de 2019 e 19,1 milhões de toneladas de carga geral no Porto do Itaqui em 2020.
VISITA
Após a apresentação, a comitiva visitou os berços do Porto, onde puderam acompanhar a operação de descarga de fertilizante de um navio atracado ao berço 103. “Essa visita serviu para mostrar ao produtor como é feita a operação de embarque da soja e do milho que produzem, e como chega ao Maranhão o fertilizante que eles utilizam em suas plantações. Com isso, terão a noção de toda a cadeia de logística montada para a exportação de grãos. Vamos fazer o mesmo com produtores de outras regiões que produzem outros tipos de produto”, afirmou o vice-governador Carlos Brandão.Depois de saírem da região portuária de São Luís, a comitiva de produtores, técnicos e empresários do Varejo foi conhecer a incubadora de startups Black Swan, localizada na Cohama. Lá, foram apresentados à estrutura montada para apoiar o desenvolvimento das seis startups locais que operam no espaço.”O sul do Maranhão, que é uma região de destaque na produção agrícola, precisava dessa ligação com a capital. E o Sebrae foi o nosso grande incentivador nesse momento ímpar na interação norte e sul do Maranhão”, disse o presidente da Associação Comercial e Industrial de Balsas (ACIB), Roberto Portela.

APOIO
O Sebrae no Maranhão apoiou a ação ao garantir parte da infraestrutura da visita de empresários de Balsas à capital. “Não poderíamos deixar de estar nesta ação. Entendemos que é uma grande oportunidade de apoiar os empresários que investem na região onde a produção agrícola é mais forte e oportunidade de demonstrar como o estado é promissor, oferece um cenário muito bom para negócios agrícolas e de logística”, observou Albertino Leal de Barros Filho.Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas, Daniel Lecchi,  atuação da instituição tem sido importante. ” O Sebrae tem uma atuação fundamental, garantindo treinamento dos produtores na gestão de suas propriedades e nos mostrando a melhor forma para administrar nossos negócios”, comentou.O vice-governador reforçou a importância do Sebrae no apoio aos produtores rurais maranhenses. “O Sebrae tem um importância gigantesca, tem nos acompanhado nas visitas que fazemos às regiões produtoras, não só na preparação e aperfeiçoamento dos empresários do setor rural, mas na infraestrutura para realizar ações como essa”, frisou Brandão.