Aluna da Escola Crescimento vence Concurso Nacional de Redação

A aluna da 3ª série do Ensino Médio da Escola Crescimento, Mariana Moraes, 17 anos, foi a grande vencedora (entre os concorrentes do sistema privado de ensino) do Concurso Nacional de Redação promovido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Mariana já havia vencido a etapa regional Nordeste e ficou em 1º lugar no concurso que teve como tema “Contribuições da Química para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano do Brasil”.

Voltado para alunos e professores-orientadores da Educação Básica, foi o primeiro concurso nacional promovido pela SBQ e que teve por objetivo contribuir com a melhoria da imagem social da Química, quebrando paradigmas e preconceito em torno do componente curricular.

Feliz com o resultado, Mariana disse que o suporte da Escola foi fundamental para que ela obtivesse êxito no certame. “Quando vi o tema, fiquei um pouco assustada e imaginei que seria bem difícil trabalhá-lo, mas com a ajuda dos professores, a abordagem em sala de aula e a preparação da Escola consegui desenvolver a Redação”, explica. Além disso, Mariana fez muitas pesquisas sobre o tema em casa, o que também a ajudou na produção do texto.

Com o tema “A contribuição da Química nos três pilares da sustentabilidade”, a aluna abordou em seu texto os eixos econômico, social e ambiental e mostrou que a Química perpassa por essas áreas e pode ajudar na construção de uma sociedade mais sustentável.

“Desenvolver substâncias menos tóxicas, ajudar na identificação de contaminação e sua utilização de forma preventiva em possíveis tragédias ambientais é uma das contribuições da Química”, exemplifica a estudante, que citou a denúncia pela comunidade Papagaio, de Mirador, de contaminação dos rios e riachos por veneno, as tragédias em Mariana e Brumadinho como episódios em que a Química pode ser usada para evitá-las. 

Além das outras áreas que compõem o Ensino Médio, e da redação semanal produzida na Escola, Mariana diz que em casa estuda possíveis temas do ENEM, em complemento ao material disponibilizado pelos professores para ajudar o aluno nessa preparação. “Eu tenho mais afinidade com as disciplinas de exatas, mas com o preparo da Escola tenho conseguido me destacar na produção de texto”, afirma. 

Ano Internacional das Ciências Básicas

O ano de 2022 foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

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