Sebrae reforça investimentos para ampliar acesso de pequenos negócios a soluções de inovação

A instituição contratou quase 40 novos profissionais para atuarem em todo o estado mapeando, diagnosticando e aplicando soluções de inovação em produtos, serviços e processos de micro e pequenas empresas maranhenses.

A partir desta semana, os pequenos negócios maranhenses terão um reforço de 37 novos profissionais que atuarão na aplicação de soluções de inovação em produtos, serviços e processos, contratados pelo Sebrae pelo período de dois anos. Os novos contratados serão Agentes Locais de Inovação (ALI), em programa desenvolvido nacionalmente em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Criado há 12 anos, o programa tem o objetivo de ajudar pequenas empresas a inovarem em seus produtos, serviços e processos, incluindo práticas sustentáveis e tecnológicas nas suas atividades diárias. Desde então, mais de oito mil ALIs já aplicaram a metodologia em cerca de 300 mil pequenos negócios em todo país.

“Ao fazer parte do projeto, o pequeno empresário terá acesso a um acompanhamento de um especialista, Agente Local de Inovação, na implantação de soluções inovadoras para os problemas e desafios enfrentados na sua empresa. Os trabalhos de visitas a possíveis clientes já selecionados vão começar ainda esta semana”, explicou o gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae, Jaime Coelho.

Neste ciclo, o programa está dividido em quatro eixos: Rural, Educação Empreendedora, Transformação Digital e Produtividade. “Nessas quatro linhas de ação, vamos trabalhar para levar as MPEs ao aumento da produtividade e faturamento pela inovação e tecnologia e, por consequência, vamos melhorar a competitividade dos pequenos negócios maranhenses que participarem do programa”, acredita Coelho.

Para o presidente do Conselho Deliberativo da instituição, Celso Gonçalo, a atuação dos agentes será importante para o desenvolvimento dos pequenos negócios maranhenses. “O Sebrae faz a diferença no desenvolvimento das MPEs e não poderíamos deixar de levar inovação para nossos clientes, ainda mais em um mundo em transformação como o nosso. Portanto, levar inovação para dentro dos pequenos negócios, por meio do Programa ALI, é uma estratégia para que as micro e pequenas empresas possam prosperar com mais resultado e mais efetividade”, comentou o presidente, durante a programação de acolhimento e ambientação dos novos agentes de inovação.

ACESSO AO PROGRAMA

Para ter acesso às soluções de inovação do Programa ALI, os empresários de pequenos negócios de todos os setores – indústria, comércio, serviços e rural – podem acessar o portal https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmais ou comparecer ao escritório de uma das 12 unidades regionais do Sebrae espalhados por todo o estado.

“Atualmente estamos usando nosso cadastro de clientes para orientar os Agentes Locais de Inovação para as pequenas empresas. Porém os empresários interessados podem nos procurar pessoalmente ou pelos nossos canais de atendimento remoto. De acordo com o perfil de cada empresa, passamos para o agente do programa já enquadrado na modalidade em que aquele cliente se encaixa”, observou Jaime Coelho.

O ciclo de atendimento varia de três a oito meses, dependendo do perfil dos clientes enquadrados no programa e da modalidade. Para a jornada de inovação para a melhoria da Produtividade, o ciclo tem duração de quatro meses e acontecerá em 10 regionais do Sebrae no Maranhão.

Para a jornada de Transformação Digital, o agente local de inovação acompanhará a empresa por seis meses e se inicia com uma etapa de sensibilização, seguida pelo mapeamento da maturidade digital da empresa e dos desafios para a transformação digital. Em seguida, é feita a definição de uma solução digital, a conexão com fornecedores de tal solução e a contratação desta solução pelo empresário. Para o ALI Transformação Digital, o Sebrae subsidiará o empresário em até R$ 2 mil e acontecerá em nove regionais do Sebrae no Maranhão

Já para a jornada Rural, o ciclo maior que dura 8 meses, sendo que serão realizados 10 encontros em que o grupo de empresas ou produtores rurais atendidos serão estimuladas a terem uma visão sistêmica do seu negócio com priorização de ações em cinco dimensões estratégicas: melhoria de processos produtivos, redução de custos, marketing e vendas, novos produtos e controles gerenciais. Este ciclo acontecerá me todo o estado.

A jornada Educação Empreendedora, tem três ciclos com duração de 7 meses. Nesta modalidade, cada AlI atende 10 instituições de ensino por ciclo, com a finalidade de implantar o empreendedorismo nas escolas, e também acontecerá em todo o estado.

“Não há prazo para adesão, no entanto, quando cada ciclo do programa estiver iniciado, só poderemos incluir novas empresas quando houver um novo ciclo. A expectativa é que os agentes locais realizem as visitas, aplicação de diagnósticos e consultorias de inovação ainda em 2022 e atendam os clientes do programa até 2023”, finalizou o gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae.

Para mais informações, o Sebrae orienta que os empresários busquem o portal Sebrae, no endereço eletrônico https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmais ; ou por meio do call center Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800 , ou em um dos 12 escritórios das 12 unidades regionais localizados nas principais cidades maranhenses.