VIII Festival de Bandas e Fanfarras movimentou a Praça da Bíblia

Apresentações de 1200 estudantes de escolas da zona urbana e rural mostraram talento e habilidades com os instrumentos.

VIII Festival de Bandas e Fanfarras movimentou a Praça da Bíblia

 A vencedora que vai representar Imperatriz no Festival Estadual em Pinheiro-MA será a Escola Municipal Marly Sarney, que ganhou na categoria de Fanfarra de percussão. (Foto: Edmara Silva)

Musicistas expondo as técnicas ao conduzirem os instrumentos musicais. Além, do desempenho das balizas, com bastão, bolas, fitas, bambolês e outros. A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou em dois dias, de 09 e 10 de novembro, o VIII Festival de Bandas e Fanfarras. Numa competição nas modalidades fanfarras de percussão, lisa e banda marcial. 

Cerca de 18 corporações musicistas, e 1200 estudantes de escolas da zona urbana e rural, desfilaram com os seus ritmos e trajes na Praça da Bíblia. Desde 2013, o evento é realizado com o objetivo de valorizar as ações de aprendizado sobre a musicalidade. Além do incentivo a permanência das tradicionais movimentações de fanfarras e bandas.

Na quarta-feira (09), as apresentações foram das fanfarras das Escolas Municipais Santo Inácio de Loiola, Juscelino Kubitschek, Presidente Costa e Silva, Mariana Luz, Moranguinho, Dom Pedro I, Darcy Ribeiro, Madalena de Canossa e Marly Sarney. Já na quinta-feira (10), as nove corporações que desfilaram foram as Escolas Municipais Frei Paulo de Graymoor, Santos Dumont, Giovanni Zanni, José de Alencar, Santa Teresa D` Ávila, Castro Alves I, Machado de Assis, e banda Marcial Falcões de Imperatriz. 

A baliza Ana Clara Araújo, da Escola Municipal Frei Paulo de Graymoor, destaca o que representa sua participação no evento cultural. “É a primeira vez que participo, então, eu vim mostrar os resultados do meu esforço e dedicação com os ensaios. Momento de representar minha escola e com a esperança de vencer a competição”. 

Conduzindo os musicistas com seus instrumentos, o maestro Sandro Manoel da Silva, da Escola Presidente Costa e Silva, comenta como funciona os ensinamentos e o aprendizado musical dos integrantes da fanfarra. “Sempre é uma experiência enriquecedora. E até chegar na apresentação, passamos pelo processo da didática, de ensinar os estudantes com a teoria, de conhecer sobre a música, os instrumentos e os ritmos, e vem o processo dos ensaios práticos musicais”. 

Ao final do evento, as corporações musicistas conheceram os premiados nas categorias Pavilhão Nacional Cívico, Corpo Coreográfico, Baliza, Mor Maestro, fanfarra lisa, marcial e de percussão.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, pontua que a gestão do município na educação, tem investido para o crescimento do ensino de música nas escolas. “É uma oportunidade de mostrar para a sociedade o que estamos trabalhando nas escolas municipais, a musicalidade, a valorização da cultura das fanfarras e bandas cívicas. São corporações preparadas e bem equipadas que desfilam no festival”.

Vencedora 

E a vencedora que vai representar Imperatriz no Festival Estadual em Pinheiro-MA será a Escola Municipal Marly Sarney, que ganhou na categoria de Fanfarra de percussão.