As estudantes da unidade apresentaram diferentes modelos de penteados para cabelos cacheados.
Alunas durante o desfile no evento realizado na última sexta-feira (Foto: Letícia Holanda)
Momento com palestra, apresentações culturais por meio de recitação de rap, desfiles com diferentes modelos de penteados com cabelos cacheados, fizeram parte da programação realizada na sexta-feira (18) pela a Escola Municipal Morada do Sol, da Secretaria de Educação (Semed), ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.
Mais de 300 alunos do Ensino Fundamental participaram de palestra com o tema sobre empoderamento, africanidade, cidadania, plano de vida, construção identitária, diversidade e autoestima da identidade negra. O evento buscou valorizar o movimento negro do Brasil, e a luta ao preconceito de raça e cor, além, de mostrar os resultados do Projeto Coletivo Naturalmente Cacheado, com a exposição dos diferentes penteados, das alunas e alunos negros.
O estudante Vitor Gabriel Barreto do 6 ano ao recitar um rap sobre a diversidade de cor e raça no Brasil, ressalta o que representa o momento realizado. “ É uma homenagem de valorização aos negros do nosso Brasil, devido as consequências negativas histórica que essa população vivenciou. E a nossa cultura é miscigenada, de característica afro-brasileira e africana, com sua diversidade de cores e raças”.
A gestora Kecia Moura conta que a escolha de trabalhar o tema, dos cabelos cacheados, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, veio da realidade identitária da escola. “Aplicamos uma pesquisa com os alunos sobre a dificuldade ou não de assumir a identidade física capilar, então, identificamos que temos um quantitativo grande de alunos e alunas negras que sentem dificuldades de assumir algumas vezes, os traços capilares. Assim, decidimos fazer esse momento de expor os diferentes modelos de penteados para os cabelos cacheados”.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira elogiou a iniciativa da escola, e pontuou a representatividade de realizar ações de valorização das pessoas negras. ” Uma oportunidade de refletir sobre as lutas, direitos e conquistas dos povos negros. E a escola tem essa função de discutir os valores ético e social da sociedade, principalmente, combatendo preconceito e desigualdade”.