O projeto seguiu o cronograma com ações de visitação a aldeia e museu.
Visita ao museu da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), para conhecer a cultura de diferentes etnias do município de Imperatriz e região tocantina. (Foto: Assessoria)
Para refletir sobre a valorização da cultura e identidade dos povos indígenas e negros, a Escola Municipal Maria das Neves desenvolveu o projeto “Me Diga, qual a cor do Brasil?”. Iniciativa proporcionou atividades extra-classe. O projeto é voltado para os alunos do Ensino Fundamental e busca promover o diálogo para a valorização dos costumes e tradições das etnias indígenas do Maranhão e povos negros.
Os estudantes participaram de visita ao museu da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), para conhecer a cultura de diferentes etnias do município de Imperatriz e região tocantina. Já em outro momento, os discentes estiveram numa ação de campo na aldeia da etnia Gavião, na cidade de Amarante do Maranhão.
Na oportunidade, os alunos das turmas do 7° ao 9º ano observaram o cotidiano, práticas culturais, como os preparativos da festa da menina moça, passagem da adolescência para a vida adulta, vivência da escolaridade com o ensino da Língua Portuguesa e conservação da Língua materna, ações esportivas e artesanato dos povos indígenas.
A participante, IIana Clara da Silva Farias, 9º ano, relata a experiência de campo com o projeto “Fomos recebidos pelos caciques e eles explicaram sobre a cultura deles. Foi uma experiência de aprendizado, é apaixonante compreender os detalhes da cultura dos povos indígenas”.
A gestora pedagógica Maria Claudia Lima pontua que o projeto contribui para que os estudantes tenham uma interação e conheça a cultura dos povos negros e dos indígenas da região. “É uma oportunidade de promover reflexões críticas acerca do comportamento e vivência da sociedade, principalmente da população negra e indígena”.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira, pondera que as escolas do município têm desenvolvidos projetos relevantes para atender de forma satisfatória as práticas pedagógicas. “As ações de pesquisa nas escolas fomentam bons resultados na comunidade escolar, proporcionando diferentes saberes.”