Agosto Dourado: acadêmicos de Terapia Ocupacional participam de ação na Casa da Gestante

Uma ação com os acadêmicos de Terapia Ocupacional da faculdade Facimp foi realizada no dia 24 de agosto, em alusão à campanha do “Agosto Dourado”, na Casa da Gestante Dra. Eimar de Andrade Mello, em Imperatriz, com a missão de conhecer a rotina das mães que têm seus bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e dar assistência a essas famílias.

Junto aos acadêmicos e as mães internadas, participaram das atividades a coordenadora da Casa, Ana Quezia Quintiliano, e a professora da Facimp, Pamylla Fortes Tanikawa, que coordenaram os alunos de Terapia Ocupacional na ação.

A programação começou com uma palestra sobre o Agosto Dourado, enfatizando a importância dessa campanha na proteção e em apoio ao aleitamento materno. Além disso, os acadêmicos entregaram kits de higiene e tiveram a oportunidade de conversar para conhecer as histórias das mães internadas.

“A participação da mulher em atividades deste tipo de grupo adquire um valor fundamental por propiciar relações sociais importantes para o enfrentamento do processo saúde-doença. Estas ações propiciam, também, o desenvolvimento de competências para trabalho multiprofissional e interdisciplinar pelos acadêmicos do curso envolvido”, comentou a professora Pamylla Fortes.

Crysthiane Barbosa Macêdo, que é acadêmica do 4° período de Terapia Ocupacional da Facimp, falou sobre a importância de participar de atividades práticas como essa: “tivemos um contato mais humano com as mães dos bebês, por meio do qual trocamos algumas experiências vividas atualmente por elas no hospital, esclarecemos dúvidas e pudemos proporcionar alguns momentos de alegria e descontração, além do principal que foi o enriquecimento do conhecimento na área do aleitamento abordada de uma forma bem dinâmica”.

Casa da Gestante

A Casa dá apoio na vida das mamães, oferecendo acolhimento e acompanha as gestantes, puérperas e recém-nascidos de risco que demandam atenção diária em serviço de saúde. No ano passado, segundo as estatísticas da casa, o registro foi de 2.230 ocupações.