Pior que tiros!

Olá! Talvez você tenha pensando em fazer uma doação para ajudar a salvar vidas nas comunidades indígenas mais vulneráveis da Amazônia nesta pandemia de coronavírus. A nossa primeira leva de comida e equipamentos médicos já está salvando vidas e mais ajuda está a caminho. Mas a crise que a Amazônia enfrenta é ENORME.

Normalmente não reenviamos emails como este, mas cada centavo faz a diferença — você poderia contribuir?


Mobilize-se agoraQueridos amigos e amigas,

Na primeira ligação, eu desabei em prantos. Depois fiz centenas de outras ligações para ouvir líderes e anciãos por toda a Amazônia.

As vozes eram diferentes, mas a história era sempre a mesma: os povos mais resistentes da Terra, guardiões da floresta, estão sendo arrasados pela Covid-19. A doença está matando seus anciãos, crianças, mães e seus guerreiros e guerreiras.

A esposa de um dos homens com quem falei estava doente e o hospital mais próximo ficava a dias de distância. Quando nos falamos novamente, ela havia falecido. Mas ele não podia vivenciar o luto: seu povo ainda precisava de ajuda.

A dimensão desse sofrimento quase me destruiu — em vez disso, eu comecei a trabalhar em um plano.

Mapeamos as comunidades mais vulneráveis da Amazônia e o que elas precisam para sobreviver. Sabemos onde estão e como podemos chegar até elas. Agora, tenho esperança, porque com uma única campanha para arrecadar fundos através da comunidade da Avaaz, podemos salvar milhares de vidas. Remédios, testes de covid, ajuda urgente com alimentos — podemos fornecer tudo isso.

É um plano incrivelmente ambicioso, mas esses povos — os Waorani, os Yanesha, os Kayapó e dezenas de outros — fazem tudo que podem para proteger suas famílias e a floresta. Agora é a nossa vez. Doe agora e a Avaaz destinará cada centavo que recebermos a essa resposta urgente:Não podemos salvar a Amazônia sem as pessoas que a chamam de casa. Ao longo de milhares de anos, os anciões e anciãs adquiriram uma profunda e íntima sabedoria sobre a floresta e sobre como podemos ajudá-la a se curar. Mas agora, esta biblioteca humana está sendo devastada pelo vírus, logo quando o mundo mais precisa dela.

Mais de 150 povos indígenas no Brasil já foram infectados e a população indígena está morrendo a um ritmo DUAS VEZES maior do que a população geral. Eu sei o quão desesperados eles estão, pois eles me contaram aos prantos.

Podemos distribuir recursos para essas comunidades remotas rapidamente. Graças ao poder das pequenas doações feitas por muitos de nós, já ajudamos mais de 35 mil famílias indígenas em toda a Amazônia. É fantástico, mas precisamos fazer ainda mais. Por isso, tracei todo esse mapeamento e, se conseguirmos arrecadar o suficiente, poderemos:
Fornecer kits de testagem da Covid-19, suprimentos médicos e cestas básicas para famílias desesperadas;
Financiar instalações de saúde móveis e leitos de UTI emergenciais em áreas remotas e reconstruir centros de saúde abandonados;
Comprar equipamentos de comunicação para que as comunidades possam coordenar evacuações, relatar infecções e pedir ajuda.
Essa é nossa chance de fortalecer os defensores e de ajudar a reerguer os povos que, há milênios, protegem e cuidam da floresta mais preciosa do mundo. Prometo que eu, meus colegas da Avaaz e todos os líderes indígenas com quem falei faremos com que cada centavo conte. Isso pode salvar vidas. Por isso, por favor, peço que doem o que puderem agora:Nosso movimento sempre esteve junto das comunidades indígenas. E, por confiarem na gente, muitas das lideranças não paravam de nos ligar neste momento que é um dos mais difíceis que já enfrentaram. Estes homens e mulheres são algumas das pessoas mais inspiradoras do mundo e sabem exatamente o que precisam para superar esse desafio – a nossa ajuda. Portanto, vamos fazer tudo o que pudermos para apoiar os guardiões e guardiãs da Amazônia, a floresta mais preciosa da Terra.

Com esperança e determinação,

Oscar, com Mike, Bert, Nell, Martyna, Mouhamed e toda a equipe da Avaaz

PS – Aqui estão algumas fotos do que a primeira leva de doações da nossa comunidade já possibilitou:


Testes, tratamentos e cilindros de oxigênio — tudo isso foi fornecido em uma das 262 UTIs de resposta rápida que ajudamos a instalar em áreas remotas da Amazônia.


Os membros da comunidade recebem aconselhamento médico e testes de covid em uma clínica provisória.


Não há estradas no interior da floresta amazônica, por isso, nessas regiões, os alimentos e os suprimentos médicos são entregues em barco.


Equipamentos médicos são desinfetados e entregues a uma das muitas comunidades indígenas que já ajudamos juntos.


Essa é uma das muitas hortas comunitárias financiadas pelos membros da Avaaz, para que as famílias possam cultivar alimentos saudáveis enquanto as redes de abastecimento permanecerem severamente afetadas.


A dias do hospital mais próximo, muitas vezes, a única forma de chegar às comunidades é pelos rios ou pelo ar. Esse é um dos aviões que foi usado para entregar ajuda e suprimentos médicos — novamente, tudo financiado por pequenas doações de pessoas como você. Obrigado!


Mais informações:

Coronavírus se aproxima de indígenas isolados da Amazônia (National Geographic)
https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2020/08/coronavirus-se-aproxima-de-indigenas-isolados-da-amazonia

Protegendo os primeiros defensores da Terra contra a Covid-19: Como prevenir a extinção de comunidades indígenas na Amazônia (Relatório da Avaaz, em inglês)
https://secure.avaaz.org/amazonemergency

Estudo reforça indícios de que pobres e indígenas são mais vulneráveis à covid-19 (BBC)
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54274684