Klaatu: A banda misteriosa que muitos acreditaram ser os Beatles

Você conhece o Klaatu, a banda misteriosa que muitos acreditaram ser os Beatles?

 

Depois do término dos Beatles em 1970, muito se especulou sobre os caminhos que cada integrante seguiria e se algum dia eles tocariam juntos novamente.

Então, em 1976, um disco foi lançado no Canadá com o título “3:47 EST”, conhecido no resto do mundo como “Klaatu”, nome da banda que o produziu.

Pouco tempo depois, começaram a circular matérias em jornais sugerindo que esse grupo era, na verdade, um pseudônimo dos Beatles, uma banda secreta deles e de que este primeiro disco do Klaatu seria um álbum gravado pelos próprios Fab Four de Liverpool.

Essa teoria ganhou força devido a diversos fatores. A capa do álbum não mostrava fotos dos integrantes, e os nomes dos músicos não estavam listados. Além disso, o disco foi lançado pelo selo Capitol, o mesmos dos Beatles nos Estados Unidos e no Canadá.

Um dos argumentos mais “irrefutáveis” para os entusiastas dessa teoria estava no disco “Goodnight Vienna” de Ringo Starr, lançado em 1974. A capa mostrava Ringo saindo de uma nave espacial, acompanhado de um robô chamado Gort, personagem do filme “O Dia em que a Terra Parou” (1951), de onde também veio o nome Klaatu. Isso fez com que muitos acreditassem que havia uma ligação direta entre o álbum de Ringo e a banda misteriosa.

Tanto a banda quanto a gravadora optaram por manter essa mística por um tempo, talvez para impulsionar as vendas do primeiro disco.

No entanto, a verdade é que Klaatu era uma banda canadense formada em 1973 pelos músicos John Woloschuk, Dee Long e Terry Draper.

A banda misturava rock psicodélico e rock progressivo com elementos de música pop, e seu som nos primeiro e último discos lembrava bastante os Beatles. Klaatu terminou em agosto de 1988, embora tenham se reunido ocasionalmente ao longo dos anos.

Achei essa história curiosa e quis compartilhar com vocês. E você, já conhecia essa história? Já conhecia a banda Klaatu? Deixe suas impressões nos comentários!

Para ouvir o Klaatu, CLIQUE AQUI.

OBRIGADO

Pela amizade, leitura, e por recomendar esta newsletter para seus amigos. Me siga no Instagram.

Esta newsletter é cem por cento grátis no momento. Se você curtir bastante os bilhetinhos que te mando, podes dar um passo além e me avisar que consideras fazer uma assinatura paga no futuro, clicando neste botão de “pledge”. Não será cobrado nadinha até que exista uma versão paga desta newsletter – se, e quando, isso acontecer. Vamos descobrir juntos!