A maioria dos deputados federais da bancada do Tocantins se posicionou a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Isso porque dos oito deputados federais tocantinenses, cinco deles vão votar favoráveis ao impeachment, um votará contra e dois ainda não se decidiram. O deputado César Halum (PRB) é a favor do impeachment, pois para ele a presidente Dilma perdeu a governabilidade do país.
Além do deputado Cesar Halum, os parlamentares Carlos Henrique Gaguim (PTN), Professora Dorinha (DEM), Dulce Miranda (PMDB) e Josi Nunes (PMDB) também se posicionaram a favor do impeachment. O deputado Vicentinho Júnior (PR) é contra a abertura do processo de impedimento. da presidente Dilma Rousseff. os deputados Lázaro Botelho (PP) e Irajá de Abreu (PSD) devem se posicionar contra. Irajá pelo fato de ser filho da ministra da agricultura Kátia Abreu, muito proxima à presidente e radicalmente contra o impeachment.
Vale lembrar que a Câmara dos Deputados vota pela abertura ou não do processo de impedimento ficando a cargo do senado o julgamento da questão. Para que esse processo seja encaminhado aos senadores é preciso que dois terços dos deputados federais apoiem o parecer da comissão especial, ou seja, 342 votos favoráveis. No senado é criada uma nova comissão especial para decidir se aceita ou não a denúncia. Em caso de aceitação o processo segue para a votação dos 81 senadores, sendo necessários 54 votos, dois terços do Senado, para que a presidente Dilma seja afastada da presidência por 180 dias. (Wéllida Resende)