“Maio Amarelo” conscientiza motoristas de Imperatriz.Diretora do Sest Senat Jailza Tomaz participou de “Tribuna Popular” na Câmara Municipal.



Gil Carvalho:Imperatriz – “Seja mais um por um trânsito mais humano!”. Esse é o tema do movimento “Maio Amarelo” cujo objetivo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada para engajar-se em ações e propagar o conhecimento.

A coordenadora do Sest Senat de Imperatriz (MA), Jailza Tomaz Andrade, explicou na manhã dessa terça-feira (10) durante participação na “Tribuna Popular” da Câmara de Vereadores que a ação “Maio Amarelo” foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) como forma de chama a atenção da sociedade.

“Esse movimento ‘Maio Amarelo’ não é doença, porém trás  tantos problemas como se fosse, basta observamos os hospitais da região o percentual de pessoas internadas por conta de algum acidente de trânsito, principalmente nas rodovias federais e estaduais maranhense”, disse ela.

Também observou o elevado custo que o estado gasta na recuperação dos pacientes vítimas de acidente de trânsito, ocupando leito que poderia está sendo utilizado por uma pessoa acometida por uma doença que ele (paciente) não provou, ao contrário das pessoas vítimas de acidente.

“O que nós podemos fazer? Todos nós que estamos aqui somos formadores de opinião: sindicato, imprensa e a sociedade civil. E o que fazemos e falamos tem peso sobre as pessoas, fato que não podemos dar maus exemplos – dirigir errado, ultrapassar pela direita, estacionar errado e ajudar alguém a se livrar de uma multa – nós não podemos fazer isso!”, assevera.

Jailza Tomaz citou que no sábado (7) esteve das 10h às 22h, no Imperial Shopping, realizando abordagens as pessoas visando conscientizá-las sobre o movimento “Maio Amarelo”. O trabalho, realizado em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), possibilitou abordar 1.040 pessoas.

Ele detalhou que durante abordagens no saguão do shopping pessoas tiveram a oportunidade de realizar o famoso “teste do bafômetro”. E alertou que a conhecida “Lei Seca” não admite que o motorista dirija sob efeito alcoólico, sendo considerado crime, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Fotos: Gil Carvalho

Legenda: A diretora Jailza Tomaz, do Sest Senat, esclarece sobre a importância da campanha “Maio Amarelo” em Imperatriz