Pela manhã o parlamentar conduz em Grajaú o IV Seminário Revitalização dos Rios Maranhenses
Com uma extensão do seu gabinete montada em Imperatriz há pouco mais de cem dias as vindas do senador Roberto Rocha a região tem sido frequenetes. Hoje o senador desembarca na cidade para mais uma maratona de compromissos. Os dois mais importantes são: o Quarto Seminário das Águas que ele conduzirá na manhã desta sexta-feira, 25, em Grajaú e um debate, no final do dia, com diretores do DNIT, representantes do Ministério dos Transportes, que já estão na cidade, agentes públicos , empresários, profissionais liberais e líderes classistas da região, no Auditório Governador Luís Rocha, na sede do seu Gabinete , no Centro da Cidade.
Há pelos menos duas semana que o senador mobiliza sua equipe de Imperatriz e Brasília e São Luís para a organização desses dois eventos relacionandos ao futuro e ao desenvolvimento do Estado
O encontro está marcado para as 18 horas. O senador puxará uma discussão sobre os eixos que considera e defende, ser fundamentais para o desenvolvimento do Maranhão e o que já para ele fundamental para o desenvolvimento do Estado. O debate deve abrager além da duplicação das passagem urbanas das BRs que cortam as cidades do Maranhão os projetos desenvolvimentitas do senador atualmente em tramitação no Congresso Nacional.
Na audiência o senador maranhense deve anunciar a inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento a duplicação da BR-010, no trecho entre Imperatriz e Açailândia intenso hoje por conta da Fábrica da Suzano que o que fez aumentar consideradamente o fluxo de transporte de cargas. Ao conversar recentemente com o ministro dos Transportes Mauricio Quintela, Roberto Rocha justificou que o aumento do número de veículos, cerca de 10 mil por dia, tem elevado o número de acidentes todos os anos neste trecho da rodovia.
Outro assunto da pauta é a federalização de algumas rodovias maranhense sobretudo na região Tocantina e Sul. Para o senador, essa mudança possibilitaria trazer investimentos do governo federal, uma vez que hoje os trechos controlados pelo governo estadual se encontram em péssimo estado de conservação, prejudicando bastante, segundo o senador, o desenvolvimento do agronegócio e do escoamento adequado da produção, especialmente, na região denominada Complexo Anel da soja, em Balsas e do Matopiba.