Alunos de instituto recebem orientações sobre técnicas de arborização urbana

Além da palestra, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente analisaram árvores do campus do IEMA

O engenheiro florestal Jorge Mignoni, do setor de Áreas Protegidas e Paisagens da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, ministrou palestra sobre o tema arborização, aos alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IEMA, na manhã de quarta-feira, 01. As turmas dos cursos de Silvicultura e Paisagismo receberam orientações valiosas sobre práticas de arborização urbana, disciplina de poda e corte, aspectos a serem observados na hora do plantio, entre outras.

Jorge foi acompanhado por outros profissionais da Secretaria, sendo o biólogo Wendjany Sousa e a engenheira florestal Bárbara Soares. Jorge pontuou os principais benefícios da arborização urbana, como redução da poluição, conforto térmico, proteção dos corpos d’água e do solo, melhora a saúde física e mental da sociedade, embelezamento da paisagem, entre outros benefícios. De igual modo foi esclarecido que, antes de realizar o plantio devem ser considerados alguns aspectos, como o local apropriado e a espécie de muda mais indicada para cada situação.

“Esta é mais uma apresentação do nosso trabalho de campo. Eles poderão associar a matéria que eles viram no curso com a atividade que nós desenvolvemos na prática na Secretaria, em relação às árvores urbanas e o paisagismo. Isso é muito importante porque põe o aluno em confronto da teoria com a prática”, explicou o engenheiro.

A aluna do curso de Paisagismo, Maria dos Reis observou que a explicação sobre tipos de poda e sobre a legislação que regula o corte e poda de árvores foi o que mais lhe chamou a atenção. “Achei muito interessante quando ele falou sobre a melhor forma de podar para não prejudicar a árvore e sobre a lei municipal que regula a poda e corte, que eu nem sabia que existia. Amei a palestra”, disse a aluna.

Depois do momento da palestras, os alunos acompanhados da equipe técnica da Semmarh e de professores do Instituto, percorreram o campus e analisaram a situação da fito sanidade de algumas árvores. Neste momento foi constatada a necessidade de retirada de uma das árvores, por ela estar comprometida devido à infestação de cupins.