Sincronização dos equipamentos garantem trânsito mais eficiente
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, iniciou neste mês a modernização dos grupos semafóricos, com substituição das lâmpadas comuns e instalação de novos aparelhos de LED. A mudança começa pela Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no cruzamento com a Rua Sergipe, Entroncamento.
O coordenador de sinalização semafórica, Alan Wesley, explica que a nova tecnologia representa mais segurança e visibilidade aos condutores de veículos, pois os atuais grupos focais estão obsoletos. “Já começamos a substituir lâmpadas de filamentos (velhas) pelas modernas de LED” – frisou.
Segundo ele, as lâmpadas ampliam a luminosidade em qualquer horário do dia, permitindo que o motorista tenha maior percepção da mudança de tempo no semáforo. Outra mudança é a instalação dos novos controladores que permitirá realizar a sincronização entre os semáforos, criando a “Onda Verde”.
Alan Wesley assinala que a primeira “Onda Verde” funcionará na Avenida Dorgival Pinheiro, no trecho das ruas Sergipe com a Maranhão, abrindo todos os semáforos em sequência. “Atualmente, o tempo médio de cada semáforo varia de 30 a 40 segundos, onde iremos implementá-lo com a sincronização” – explicou.
O secretário de Trânsito, Leandro Braga, afirma que a modernização das lâmpadas e dos semáforos representará uma economia aos cofres públicos, evitando a frequente substituição dos equipamentos. “Esse é o primeiro passo de reforço da sinalização eletrônica, contribuindo para segurança e melhoria do fluxo de veículos nos principais cruzamentos da cidade”. (Gil Carvalho – ASCOM)