49% dos consumidores pretendem comprar roupas,
sapatos e acessórios novos para passar a virada do ano.
Após a semana do Natal, os setores de comércio e serviços esperam pelos consumidores
para os gastos de Ano-Novo e uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC
Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que os gastos
podem ser altos. Segundo o levantamento, em média, a pretensão de gastos com
viagens, ingresso para clubes, ceia e/ou roupas novas deve ser de R$ 282,20 – valor
acima da intenção de gastos em 2016, que foi de R$ 263,06; e maior entre os homens
(R$ 332,31).
A pesquisa ainda mostra que 49% dos que vão comemorar a data pretendem
comprar roupas, calçados e acessórios para usar na passagem de ano – uma queda
de 8 pontos percentuais em relação ao ano passado (57%).
O educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, alerta para a importância de
controlar o orçamento, ainda mais considerando a proximidade com outra festa
importante. “O réveillon acontece logo na sequência do Natal e as pessoas já terão
investido na celebração – seja na ceia, seja na compra dos presentes. Então, é
importante planejar as despesas e fazer as contas para saber o limite dos gastos. Afinal,
não tem sentido comemorar a chegada do ano endividado ou com as finanças
desequilibradas”, alerta.
A pesquisa também mostra que praticamente 84% dos consumidores já decidiram onde
pretendem comemorar. A maior parte garante que o réveillon será vivenciado em casa
(27%), mas também há aqueles que pretendem viajar (12%) ou passar a virada na casa
de outros parentes (11%).
Foto/Legenda
Crédito: Raimundo Primeiro