Suzano celebra resultados do Programa Voluntariar em Imperatriz  

A iniciativa está há mais de duas décadas promovendo o exercício da cidadania, incentivando e reconhecendo o protagonismo social nas localidades onde atua 

No dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Voluntário, e a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos a partir do cultivo do eucalipto, celebra a data e destaca as ações e resultados do Programa Voluntariar ao longo do ano. A iniciativa está há mais de duas décadas promovendo o exercício da cidadania, incentivando e reconhecendo o protagonismo social nas localidades onde atua, trabalhando pela educação, sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão, desenvolvendo diversas iniciativas como: Formare, Contribuindo Para o Futuro, Aprender para Quê, Campanha Amigos da Vida, Mostre Seu Amor Pelo Rio Tocantins, Ações de Plantio, Ações Sociais como Fundo Filantrópico Juntos Somos Mais, Corrida e Caminhada Suzano Faz Bem e Voluntariar em Ação. Em 2022, já são mais de 16 mil pessoas beneficiadas com o programa em todo o Brasil. As iniciativas contaram com cerca de 2.112 voluntários (as), com um engajamento de 60% homens, 40% mulheres e 47% pessoas negras, totalizando 13.746 horas voluntárias em 51 unidades participantes. 

Na unidade de Imperatriz no Maranhão, o Programa já se consolidou e agrega colaboradores(as), familiares e prestadores de serviço que dedicam seu tempo e talento, buscando uma transformação social em todo o estado. A Analista de Meio Ambiente Florestal, Fernanda Cravo, é uma das voluntárias, e destaca sua satisfação em fazer parte da iniciativa, tendo a oportunidade de desenvolver habilidades, empatia e compromisso com o próximo. “Agradeço a Suzano por nos dar oportunidade de Participar do Programa Voluntariar. É muito mais do que doar um pouquinho do nosso tempo, é a oportunidade que temos como cidadãos de ajudar na transformação da sociedade. Uma troca muito grande que traz um impacto muito positivo em nossa vida”. 

Na prática – O Mostre seu amor pelo Rio Tocantins é uma dessas iniciativas voluntárias. O projeto visa promover diálogos com a população de Imperatriz sobre o descarte inadequado de resíduos sólidos e como isso afeta os recursos hídricos. Esse ano chegou à sua 4ª edição e contou com a participação de mais de 500 voluntários e voluntárias que juntos removeram cerca de 3 toneladas de resíduos das praias do em torno do rio Tocantins. Outra iniciativa importante foi o 1ª Plantio de mudas no Corredor Ecológico do Bioma Amazônico que promoveu o plantio de 1.000 mudas. A ação foi realizada na Fazenda Saudade de Minas, em Dom Elizeu/PA, e está alinhada à meta da companhia de conservar a biodiversidade e conectar, por meio de corredores ecológicos, 500 mil hectares de fragmentos de Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia. 

O Voluntariar também se fez presente na Corrida e Caminhada Suzano Faz Bem. Com as inscrições solidárias, o evento arrecadou 1.878,3 kg alimentos e cerca de 285 kg de kits de higiene, que foram doados as entidades beneficentes da região. O programa reuniu mais de 30 voluntários e voluntárias, que estiveram envolvidos (as) nas entregas das doações, distribuídas no Lar São Francisco de Assis, Lar do Idoso Renascer e Vila João XXIII. 

A Coordenadora do Programa Voluntariar e Projeto de Formação da Suzano, Elisabete Flores Pagliusi, ressalta como a atuação voluntária dos colaboradores e colaboradoras pode contribuir para uma mudança social. “Atuar como voluntário é ser agente de transformação, estimula o engajamento social, promove a cidadania, solidariedade e faz a diferença na sociedade. Muitas vezes as pessoas acreditam que precisam de algo grandioso para fazer parte desta causa, mas a vontade de compartilhar aquilo que se tem ou que se sabe pode colaborar muito para fortalecer o protagonismo social e, consequentemente, contribuir de forma positiva para construção de uma sociedade melhor,” finaliza. 

Sobre a Suzano 

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Assessoria de Imprensa da Suzano