Confira itinerário de atendimentos no Ambulatório de Saúde do Homem

Público masculino deve procurar as UBSs citadas, das 17h às 20h.

Confira itinerário de atendimentos no Ambulatório de Saúde do Homem

 A ação pretende informar e ofertar serviços sobre a saúde do homem (Foto: Divulgação)

Visando ampliar atendimentos oferecidos à população masculina, será iniciada a retomada do ambulatório de saúde do homem por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que disponibilizará consultas, marcação de exames, medicamentos e palestras. A ação, que começou no início do mês, segue nesta semana entre terça-feira (18), e até quinta-feira (20), das 17h às 20h. Os atendimentos percorrerão em três unidades básicas de saúde de áreas distintas da cidade, sendo elas nos bairros Parque Sanharol, Coquelândia e Vila Lobão. Na próxima semana outras três unidades terão atendimentos do ambulatório. 

A programação é destinada ao público masculino com idades entre 20 à 59 anos, visando facilitar e ampliar o acesso dos homens aos serviços de saúde. Para o atendimento é necessário levar os seguintes documentos: documento com foto, cartão do SUS e um comprovante de residência.

O secretário de saúde, Alcemir Costa, explica que o objetivo é facilitar o acesso à saúde no âmbito da atenção primária, sobretudo àqueles que tem a falta de tempo como desculpa para não procurar os serviços preventivamente. “Como tenho dito, saúde é papo de homem sim! A partir do ambulatório de saúde do homem estamos realizando as ações voltadas para o homem de forma que ele entenda a necessidade dos cuidados com sua saúde de modo geral”, explica.

O enfermeiro e coordenador da ação, José Elias Mendonça, explica que além de ofertar serviços, o projeto também tem o intuito de informar e prevenir sobre a saúde geral masculina. “Os homens podem aproveitar para fazer suas consultas e atualizar vacinas, ou até mesmo um check-up geral sem precisar se ausentar no trabalho”, comenta o coordenador.

Já foi definido a programação de atendimento do ambulatório e segundo o cronograma, o consultório itinerante passará nesta semana pelas Unidades Básica de Saúde nas seguintes datas:

  • Parque Sanharol: 18/04 (terça);
  • Coquelândia: 19/04 (quarta);
  • Vila Lobão: 20/04 (quinta).

Na próxima semana, entre os dias 25 à 27 de abril, o atendimento será nas seguintes unidades:

  • Santa Inês: 25/04 (terça);
  • Vila Fiquene: 26/04 (quarta);
  • Maria Aragão – Parque Alvorada: 27/04 (quinta).