Escola Darcy Ribeiro realiza II Campeonato Interno de Foguetes

Os alunos foram avaliados por critério de distância alcançada dos projéteis.

Escola Darcy Ribeiro realiza II Campeonato Interno de Foguetes

 A II Amostra Interna de Foguete da escola é a etapa de classificação para o Nacional (Foto: Letícia Holanda)

Momento de classificar os alunos para o Nacional de Foguetes, a Escola Municipal Darcy Ribeiro promoveu o II Campeonato Interno da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Com apoio da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a competição ocorreu nesta quinta-feira (18), com a participação de dez alunos distribuídos em equipes, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Os foguetes foram produzidos com materiais descartáveis, e os projéteis lançados em espaço aberto. Os critérios classificatórios seguem regulamento da distância alcançada. A iniciativa visa fomentar a ciência e preparar os estudantes para a MOBFOG.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira frisa, que é um incentivo ao aprendizado dos alunos com a robótica, especificamente com os foguetes. “Estamos preparando os nossos alunos para competirem em eventos científicos, assim, as competições internas nas escolas garantem selecionar equipes de alunos de excelência. Mais uma vez, a robótica mostrando o trabalho de qualidade desenvolvido com os estudantes do município”.

“Durante três meses nossos alunos em sala de aula, aprenderam na teoria sobre a matemática de peso, medidas e distância, e no laboratório de robótica construíram os foguetes, com os materiais necessários. A II Amostra Interna de Foguetes tem objetivo de selecionar os alunos que se destacaram e impulsionar a ciência na vida desses estudantes”, destaca a gestora Cleres Carvalho.

Esperançoso para ser classificado, Carlos Mateus do 7º ano revela o aprendizado que está adquirindo com a II Amostra. “É incrível quando vejo o foguete voando, é todo um esforço ao processo de construção e funcionamento dos foguetes. Estou aprendendo bastante com a robótica, é um investimento para meu futuro”.