Deputada destacou a passagem do Dia Internacional da Mulher e a necessidade de maior representatividade feminina na política
Visualizar o anexo Diário da Manhã.jfif
Agência Assembleia
Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta terça-feira (5), a deputada estadual Janaina Ramos (Republicanos) destacou a passagem do Dia Internacional da Mulher e a necessidade de maior representatividade feminina na política. A parlamentar também tratou sobre as ações de seu mandato, como destinação de recursos para obras e serviços nas áreas de saúde, educação e infraestrutura em Imperatriz e outros municípios da região Tocantina.
Na conversa com o apresentador e radialista Henrique Pereira, a parlamentar ressaltou que a representatividade das mulheres na política ainda é baixa por conta de questões como machismo e violência política.
“Mulher tem que ser resistente para entrar na política por conta da violência política que sofre, tem que ser forte e resiliente. Eu mesmo fui alvo de calúnia, fake news e vítima de discurso de ódio. É o machismo que impede que mais mulheres entrem na política, tem que persistir e perseverar, ninguém deixa a preocupação com família. Sempre temos que mostrar que somos capazes”, assegurou.
A deputada chamou atenção para o fato de que, em quase 200 anos de Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada Iracema Vale (PSB) seja a primeira mulher presidente da Casa e que 12 mulheres possuem representação no Parlamento, a maior bancada feminina da História. “Nesse ano eleitoral, espero que as mulheres disputem mais prefeituras e vagas nas Câmaras Municipais”, disse.
Janaina Ramos registrou, também, que destinou uma ambulância, três quilômetros de bloquetos e recursos para a saúde Imperatriz e outros municípios da Região Tocantina; e que o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, seu marido, está realizando uma gestão voltada para a assistência social.
“Sou a primeira mulher filha de Imperatriz eleita deputada estadual, com quase 40 mil votos pelo Republicanos. Sempre atuei, quando fui secretária de Assistência Social do município, no sentido de fortalecer a assistência social. Foi graças a essa minha política de assistência social forte que já travamos conquistas e estamos aqui hoje”, afirmou.