Ao todo oito associações da Estrada do Arroz estão sendo beneficiados pela ação que leva aos consumidores alimentos naturais e livres de qualquer tipo de defensivo agrícola.
Visando o fortalecimento das atividades agrícolas, a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, tem fomentado diversos projetos socioambientais em comunidades rurais da Região Tocantina. A ação está em linha com a meta da companhia de retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza nas regiões de atuação da empresa até 2030. Esses projetos têm impulsionado a geração de renda para famílias que vivem da agricultura familiar, incentivando associações a trabalharem de forma sustentável e colaborativa.
A Feira do Agricultor Familiar, que vem acontecendo na rodovia MA-386, conhecida como Estrada do Arroz, é uma das iniciativas fomentadas pela empresa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz.
Ao todo, oito associações estão sendo beneficiadas, reunindo famílias de agricultores locais, que receberem assistência técnica e capacitação para desenvolver as atividades de produção, gestão e comercialização dos produtos do campo.
Na direção do Propósito – Com a implantação da Feira, já foram 4 mil toneladas de produtos comercializados, o que gerou até aqui uma receita estimada em torno de R$ 60 mil reais em 10 edições já realizadas. Esses resultados reforçam o compromisso da companhia de promover o desenvolvimento nas localidades onde está inserida. “A Suzano seguirá com o seu proposito de transformação social em suas áreas de atuação, potencializando ações de geração de trabalho e renda por meio de parcerias com outros atores regionais. Por isso, a abrangência de iniciativas como a Feira do Agricultor Familiar, vem não só para fortalecer, mas para dar autonomia às comunidades para se desenvolverem”, pontua o Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, Andre Becher.
Serviço – A Feira acontece todos os sábados na Estrada do Arroz. Os feirantes comercializam hortifrútis, comidas caseiras, artesanatos entre outros. Além disso, todos os produtos são higienizados e devidamente embalados, visando ao máximo garantir a segurança do produtor e do consumidor. Os hortifrútis são livres de agrotóxicos, e as pragas são combatidas com o uso de defensivos naturais, preparados nas propriedades, esses sistemas promovem o manejo sustentável, reduzindo impactos ambientais e colaborando para a recuperação de áreas degradadas.
O atendimento aos consumidores continua seguindo todos os protocolos de prevenção à covid-19 desde a produção do alimento até a venda.
Sobre a Suzano
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de árvores, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.
Assessoria de Imprensa da Suzano