Uma forma simples de amenizar o forte calor em Palmas, onde a temperatura fica perto dos 40º, é cultivar plantas no quintal e dentro de casa. Elas ajudam a purificar e umidificar o ambiente, além de trazer mais conforto.
Na casa da família Almeida, as plantas são tratadas de forma especial. “São meu xodó. Final de semana, por exemplo, dificilmente eu saio de casa. Passo o dia todo mexendo com elas”, diz o técnico agrícola Irany Alves de Almeida.
A prática começou há sete anos e de lá para cá o plantio ficou pequeno para tantos vegetais. Ele e a mulher não tem nem ideia da quantidade de espécies espalhadas pela casa, mas de uma coisa o casal tem certeza: nesta época do ano em que a umidade do ar está tão baixa, as plantas ajudam a família a respirar melhor.
“Quando a gente está aqui na área, a gente sente a diferença. Elas contribuem muito para o nosso bem estar”, disse a dona de casa Vera Lúcia Gomes da Costa.
A sensação de bem estar tem um motivo. Segundo o engenheiro agrônomo Thiago Magalhães a planta libera oxigênio e a água durante a fotossíntese.
“A planta absorve, retira do meio ambiente o dióxido de carbono, o famoso CO2, o vilão do efeito estufa e dentro de um processo conhecido como fotossíntese, ela capta o CO2, armazena e libera no ambiente o oxigênio, além de liberar também a água que faz parte do processo. A liberação do oxigênio com a água favorece a formação de um ambiente totalmente confortável e diferente deste que estamos acostumados”, explicou.