Há pelo menos cinquenta anos, não chovia nos povoados afetados como tem chovido nas últimas semanas. Casas destruídas, acessos cortado e localidades completamente alagadas.
Os povoados Centro dos Baixinhos, Lagoa Seca, Cajazeiras, Palmeira e Floresta estão vivendo dias difíceis na zona rural de Lago da Pedra. A prefeita Maura Jorge e toda sua equipe administrativa estiveram visitando as localidades e puderam ter a dimensão exata do problema.
Segundo os moradores mais antigos, há pelo menos 50 anos não chovia tanto em tão pouco tempo. A situação pode ficar fora de controle. Preocupada com as perdas das lavouras, criação de animais, casas destruídas e infraestrutura comprometida, a prefeita Maura Jorge decretou situação de emergência, e agora busca apoio estadual e federal para repararem os prejuízos.
“É muito triste presenciar essa situação. Pessoas que passaram uma vida construindo seus patrimônios, vendo tudo ser arrastado repentinamente pelas chuvas. Já entrei em contato com as forças estaduais e federais em busca de apoio e, confiando em Deus, temos plena convicção de que vamos superar mais esse desafio”, comentou Maura Jorge, prefeita do município.
Estamos monitorando a situação de Lago da Pedra e dezenas de outros municípios maranhenses que enfrentam o mesmo desafio.
Mais informações a qualquer momento.