Padre brasileiro quer processar os produtores do filme “Spotlight”

 

Cena do filme “Spotlight ¿ Segredos Revelados”, um dos indicados ao Oscar

Religioso teria aparecido em uma lista de pedofilia que aparece no longa-metragem, uma das produções indicadas ao Oscar

A defesa do padre José Afonso Dé, da cidade de Franca (SP) e que foi inserido em uma lista mundial de pedofilia que aparece em Spotlight – Segredos Revelados, diz que vai processar os produtores do filme, um dos indicados ao Oscar. A produção fala dos escândalos na Igreja Católica e o religioso foi citado por ter sido condenado por abuso sexual de adolescentes.

O padre foi condenado a 60 anos de prisão em primeira instância, mas seu advogado, José Chiachiri Neto, diz ter conseguido reverter no Tribunal de Justiça de São Paulo sete das nove acusações.

– Já interpomos recurso para absolvê-lo em sua totalidade – argumentou ao jornal O Estado de S.Paulo.

Segundo o advogado, no julgamento anterior, um dos desembargadores votou pela absolvição total, mas outros dois votaram pela absolvição parcial.

– Assim, em dois casos ainda é mantida sua condenação, mas aguardamos um desfecho favorável do recurso – disse.

– Quando sair o resultado, vamos à Justiça contra os produtores do filme – completou.

Ele conta que será pedida uma indenização por lesão à honra, “devido à divulgação do nome do padre e da cidade de Franca no mundo todo”. Os casos envolvendo o padre ocorreram em 2010 e as vítimas tinham entre 12 e 17 anos de idade. O religioso tem hoje 82 anos e, apesar de ainda pertencer à Igreja, foi afastado pelo Vaticano de qualquer atividade pública.