Instituições, escolas e pessoas carentes são beneficiadas com doação
O Município, por sua vez, administra o recolhimento dos alimentos produzidos. Parte é entregue aos moradores de baixa renda, em dias de terça-feira e quinta-feira, e outra é distribuída às instituições de apoio social, como a Vila João XXIII e Lar São Francisco, bem como escolas municipais, em dias de segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.
Segundo o coordenador do PAA Dablhitt Novais, entre os alimentos distribuídos estão couve, abóbora, macaxeira, melancia e cheiro verde. Ele ressalta que o PAA é um programa Federal, administrado pela Prefeitura de Imperatriz, e que possui um convênio de R$ 1.310.000,00. “Nós compramos essa alimentação diretamente do produtor, lá da roça pra SEAAP, e a partir daí, é distribuída. A Secretaria de Agricultura doa esse alimento para a Sedes, e lá é feito o despacho da mercadoria. Neste mês de novembro, do dia 07 até agora, a Secretaria, através do PAA, já comprou do pequeno agricultor, da agricultura familiar, mais de 100.000 kg de alimentos” – enfatizou.
De acordo com o assessor de projetos estratégicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, SEAAP, Jefferson Alves, “o Centro é extremamente importante, pois além de beneficiar pessoas carentes e instituições, Programa incentiva os agricultores e a economia local”.
Ele explica que o espaço foi recém reformado, por determinação do prefeito Assis Ramos, com supervisão do secretário Paulo Marcelo Torres. A instituição interessada em receber os alimentos produzidos, deve ir à Secretaria, na Av. Babaçulândia, Entroncamento, das 8h às 14h, na segunda, quarta e sexta-feira. Já a comunidade carente pode receber a produção às terças e quintas, no mesmo horário.