Produtores Rurais e agricultores familiares da região Tocantina, receberam orientações em ciclo de palestras realizada pelo Sebrae Maranhão e parceiros.
Um total de 215 pessoas participaram do Workshop Empreendedor Rural Sustentável, promovido pelo Sebrae no Maranhão, por meio da regional em Imperatriz, na última quinta (12), no Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva, integrando a programação da instituição na 50ª Expoimp.
No workshop, conduzido pelo gerente do Sebrae em Imperatriz, Mauricio Lima, e a analista Márcia Martins, foram realizadas diversas palestras orientativas com foco na extensão rural, empreendedorismo, sustentabilidade e formas de desenvolvimento do homem do campo, aliado às novas tecnologias, sob a perspectiva gerencial e sócio ambiental.
“Trouxemos para o workshop, diversos parceiros para apresentar um leque de conhecimentos ao homem do campo, seja no empreendedorismo como em outros aspectos, desde a produção à gestão legal da sua empresa rural. O resultado foi muito satisfatório, dialogamos com nossos empreendedores rurais da região e capitaneamos suas demandas e necessidades para juntos elaborarmos um plano de ação estratégico”, destaca o gerente Maurício Lima.
As palestras foram ministras pelas instituições parceiras do evento, como Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Projeto Agrodiálogo
Uma das palestras que tratou sobre desenvolvimento e sustentabilidade foi ministrada por Raimundo Coelho, presidente licenciado da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema Faema/Senar) e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae estadual.
Na ocasião, Coelho destacou a proposta do projeto Agrodiálogo, que busca fomentar o setor produtivo e incentivar a atividade rural, difundido informações sobre inovação tecnológica e de políticas públicas voltadas ao setor rural.
“O pequeno e médio produtor rural necessita de incentivos e com o projeto Agrodiálogo queremos levantar as demandas necessárias para fortalecermos o setor. Trabalhamos com o fomento, abordando suas necessidades de transferência tecnológica, ajudando os pequenos em seu negócio, orientando sobre assistência técnica, organização, formação profissional, dentre outros assuntos”, explicou ele.
Participaram da ação produtores rurais, agricultores familiares em geral, representantes de sindicatos rurais e entidades representativas ligadas ao setor nos municípios da região Tocantina e Pré- Amazônia Maranhense.
“Ação muito importante para nós do campo que muitas vezes não podemos sair da lida da nossa propriedade rural e ter acesso às informações. Esse curso trouxe muitos conhecimentos e tirou dúvidas, além de mostrar algumas ideias que podemos colocar em prática na propriedade, sempre em busca de melhorias”, comemora o empreendedor rural de Buritirana, João Batista Pereira, que trabalha com a produção de leite.
Também estiveram presentes ao workshop gestores públicos, como o prefeito de Buritirana, Vagtonio Brandão, que levou uma caravana com 36 produtores ao evento. Em discurso, o prefeito agradeceu o incentivo do Sebrae e outros parceiros na promoção de ações que desenvolvam a atividade rural no Maranhão.
Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão
Regional Imperatriz